quarta-feira, 9 de janeiro de 2013



    10 Atitudes Para Salvar o Planeta 



Tornar-se um cidadão consciente de suas ações ambientais, é tão fácil como qualquer outra rotina diária na qual estamos acostumados. Há pequenas ações que podemos fazer todos os dias, que podem contribuir para um planeta melhor. Listamos abaixo 10 maneiras de salvar o planeta.
1.  Toda vez que você fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes, usar a vassoura em vez de água pra lavar calçadas, demorar menos no banho, tudo isso contribui na economia de água, e ajuda na conservação.
2.  Deixe seu carro em casa. Se você conseguir ficar sem carro apenas duas vezes por semana, reduzirá as emissões de gases estufa em uma média de 720 Kg por ano.
3. Vá caminhando ou vá de bicicleta até o trabalho, à escola e a qualquer lugar que puder. Você pode reduzir a emissão de gases estufa enquanto queima calorias, além de melhorar sua saúde. Se você não consegue caminhar nem andar de bicicleta, use veículos públicos.
4. Recicle. Você pode ajudar a reduzir a poluição simplesmente jogando aquela lata de refrigerante em uma lixeira diferente. Se você estiver tentando escolher entre dois produtos, opte por aquele com menos embalagem.
5. Adubo. Pense no quanto de lixo você faz em um ano. Reduzir a quantidade de dejetos sólidos que você produz em um ano significa ocupar menos espaço em lixões ou aterros, de modo que seu dinheiro gasto em impostos pode ser utilizado em alguma outra área. Além disso, a compostagem é um ótimo fertilizante natural. Compostagem é mais fácil do que pensa.
6.Troque suas lâmpadas. Lâmpadas compactas fluorescentes (CFLs) duram 10 vezes mais do que uma lâmpada padrão e utilizam pelo menos dois terços a menos de energia.
7. Economize energia. Evite deixar vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, e quando sair de um lugar da casa para outro, não esqueça de apagar as luzes.
8. Faça a manutenção de seu carro. Pneu vazios diminuem a economia de combustível em até 3% e levam a um aumento de poluição e maiores emissões de gases estufa.
9. Dirija de modo mais inteligente. Diminua a velocidade – dirigir a cerca de 90 km/h em vez de 110 km/h na rodovia proporciona uma economia de até 6 quilômetros a cada 3,5 litros.
10. Não jogue lixo no chão. O lixo acumulado nas ruas e calçadas entopem bueiros e dificultam a passagem da água para a via de esgoto pública.

 

                        Energia Solar


O que é a Energia Solar e como funciona

O termo energia solar designa, de uma forma genérica, todo o tipo de captação de energia luminosa com origem no Sol. Essa mesma energia que é absorvida e armazenada, posteriormente é utilizada para outras finalidade
Este tipo de energia proveniente do Sol é captada através de recursos materiais, como por exemplo os painéis solares extremamente populares nos dias de hoje, que são formados através de células fotovoltaicas que têm como principal objetivo a transformação de energia solar em energia elétrica, térmica ou mecânica. Esta energia pode ser utilizada para diversis fins, seja a título particular ou até mesmo empresarial, no entanto nos dias que correm, a sua utilização é maioritariamente particular, sendo assim utilizada para o aquecimento de água sem recurso a energia elétrica.



Tipos de Energia Solar

As energias renováveis estão a começar a ser uma constante na sociedade de hoje em dia, não só pelas enormes vantagens que estas proporcionam a quem as utiliza, como pela sua enorme eficiente em relação ao ambiente, não poluindo. Como o próprio nome indica, as energias renováveis são todas aquelas que existem naturalmente no planeta, estando constantemente em renovação, não se esgotando e podendo ser utilizadas quase por tempo ilimitado, sendo assim uma excelente opção para quem deseja utilizar energia normalmente, sem emitir gases poluentes para o ambiente.

As energias renováveis, como é o caso da energia solar, têm como origem os ciclos naturais da conversão da energia emitida pelo sol, fonte primária de grande parte de toda a energia disponível no planeta. As vantagens da utilização deste tipo de energias são muitas, destacando-se como é óbvio o facto de não serem poluentes e de poderem ser exploradas por qualquer tipo de pessoa, em qualquer local do planeta (com algumas exceções). A utilização deste tipo de energias evita a necessidade da utilização e importação de outras energias não renováveis, sendo assim muito natural que não exista uma dependência energética por parte das famílias para o bom funcionamento dos seus lares.

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica, ou como é vulgarmente designada energia térmica, tem vindo a crescer a nível de adeptos, não só pelas suas enormes vantagens, como ainda pela sua questão ambiental, bastante procurada nos dias de hoje. Esta é responsável pela aproveitação da energia emitida pelo sol e na sua transformação em calor, ideal para aquecer água, seja a nível doméstico ou mesmo empresarial. Existem ainda outras utilizações deste tipo de energia, no entanto esta é a mais popular, assim como a utilização em máquinas de refrigeração que utilizam o calor para a produção do frio, podendo assim diminuir o consumo de energia elétrica.

O mais natural é a utilização deste tipo de sistemas a nível particular, em casas particulares, podendo atingir os 80% de poupança a nível de água e gás, tornando-se assim numa excelente opção para que deseja manter a qualidade da vida recorrendo a energias naturais e ainda evitando a poluição do ambiente. Apesar de ser algo bastante comum, o aquecimento e utilização de água quente vai assim tornar-se numa tarefa muito mais poupada, já que a maioria da energia produzida é utilizada para esse fim, evitando que as famílias tenham tantos gastos a nível de outros tipos de combustíveis e energias.

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Numa altura em que o nosso Planeta Azul encontra-se sujeito a um sem número de poluentes e poluição de natureza humana, é imprescindível tentar combater toda essa poluição presente no nosso ambiente, recorrendo a energias renováveis, presentes na natureza de forma aleatória. Uma dessas energias renováveis ultimamente muito utiliza é a energia solar, bastante simples de conseguir e com finalidades diversas, tornando-se assim numa excelente opção para quem procura receber energia, sem estragar e poluir o planeta onde vive.

A energia solar chega ao nosso planeta através dos raios solares emitidos pelo Sol, sendo que essa energia que o Sol emite diariamente é equivalente a cerca de 35 milhões de vezes toda a energia produzida, por exemplo, no Chile. Esta energia pode ser transformada, através dos sistemas próprios para isso, em energia térmica, elétrica e até mecânica, tornando-se numa fantástica opção para quem procura soluções ecológicas para o seu ambiente familiar ou mesmo empresarial. Além de tudo isso é essencial salientar que esta energia é imprescindível para a natureza, em particular para as plantas e reino animal que necessitam desta para funcionarem em pleno e sem qualquer tipo de obstáculo



                 Tipos de energia solar
-se em direc Os métodos de captura da energia solar classificamtos ou indirectos:


·Directoignifica que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem. Exemplos:

o A energia solar atinge uma célula foto voltaica criando electricidade. (A conversão a partir de células foto voltaicas é classificada como directa, apesar de que a energia eléctrica gerada precisará de nova conversão - em energia luminosa ou mecânica, por exemplo - para se fazer útil.)

o A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água, por exemplo - esse princípio é muito utilizado em aquecedores solares.

· Indirecto significa que precisará haver mais de uma transformação para que surja energia utilizável. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol.



                                           

                                 certificação de Qualidade

Cerca de 19% de  relacionamento como discrição,facilidade de comunicação entre a equipe,trabalho em equipe e educação .

Desevolvimento na maturidade emocional ,facilidade de adaptação e segurança tivemos 12% esso quer dizer que precisamos que melhorar.

Aptidão responsabilidade,organização,pontualidade e assiduidade 13%.

  • Diferencial iniciativa/pró-atividade,entusiamo/motivação,disposição para buscar soluções 15%

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tipos de Lâmpadas Ecólogicas

 
Lâmpadas de LED:

LED parece ser menos lucrativa que as demais, devido ao seu preço mais elevado. Porém, é justamente o contrário: essa tecnologia consome menos energia e tem uma durabilidade muito maior. Quer um exemplo? O LED converte 40% da energia elétrica em luz, enquanto uma lâmpada incandescente converte apenas 5%. Dessa forma, o consumo da primeira é 80% menor do que o da segunda e 30% menor em comparação à lâmpada fluorescente.
Outra vantagem do LED é que ele tem vida útil de 50.000 horas, enquanto uma lâmpada comum não passa de 1.200 horas. A fluorescente dura um pouco mais, embora também não consiga ultrapassar a barreira das 10.000 horas. Assim, a lâmpada incandescente acaba dando mais despesas no final, como pode-se ver no quadro abaixo (em dólares americanos).


 
 
 
 
 
Lâmpadas Flourescentes:
Além de serem de duas a quatro vezes mais eficientes em relação as lâmpadas incandescentes, as flourescente chegam a ter vida útil acima a marca de vinte mil horas de uso, contra a durabilididade normail de mil horas das incandescentes.
 
 
Lampadas com Painel Solar
Possibila utilizar energia solar para iluminar áreas externas, pois é só coloca-la ao sol para que a noite ela ilumine por cerca de 2 horas o local onde ela estiver colocada.Além disso, ela utiliza cinco LED'S que ultilizam muito pouca energia e fornecem iluminação em comparação a uma lâmpada de 60 velas tronando-a uma boa ferrementa para economizar energia elétrica e ainda ajuda no combate ao aquecimento global .
 
 
 

            Como fazer lâmpadas de garrafa pet's



                                 


São necessarios :

- 1 garrafa pet
- 20ml de agua sanitaria
- 2lt de agua da torneira
- 1 tubo de filme fotografico

                                            Mural de fotos -




                              



                                    


                              

                         



                            
                     


A medida segue a Diretiva de Ecodesign de Produtos Elétricos, aprovada pela UE em dezembro do ano passado. E tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso de equipamentos inteligentes que consumam menos energia e lancem menos gás carbônico na atmosfera, além, é claro, de diminuir os gastos da população com a conta de luz.
Uma lâmpada convencional joga fora 95% da energia que consome já que apenas 5% são convertidos em luz. A lâmpada fluorescente, por sua vez, gasta até 80% menos de energia e tem uma vida útil dez vezes maior que as incandescentes.
Cerca de um milhão de toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos até 2020 pela União Européia se a medida for adotada massivamente pela população.

Nãao poluam o meio ambiente !


Sustentabilidade - Tecnologias Sustentáveis